quinta-feira, 28 de abril de 2011

o livro amarelo

No passado dia 13 de abril, foi apresentado um livro de cor amarela chamado "YouCat".

O nome advém do inglês "Youth Catechism" e é a mais recente adaptação do Catecismo da Igreja Católica, numa estrutura de perguntas e respostas, adaptada para cada país, com linguagem jovem e actual.

Parece que a edição italiana deu algo que falar, na parte respeitante à regulação da natalidade, o que provocou uma onda de críticas e até a suspensão temporária das suas vendas.

No entanto, folheei ontem pela primeira vez a versão portuguesa do "YouCat", que recebeu o imprimatur do Patriarcado de Lisboa, e devo dizer que, na nossa língua, a questão da regulação da natalidade ficou muito bem explicada e resolvida.

Numa breve análise, esta iniciativa, lançada em ano de Jornadas Mundiais da Juventude, parece ser uma grande prova de que a Igreja Católica está bastante a par das diferentes realidades actuais do mundo em que vivemos, das transformações sociais e daquilo que é o pensamento dos jovens nos dias de hoje. Sem nunca perder as raízes e os fundamentos da fé, que a têm feito perdurar no nosso mundo ao longo dos últimos dois milénios.

Sem comentários:

Enviar um comentário