terça-feira, 22 de junho de 2010

essa matemática


Há uns anos, dava jeito ao Eng. Sócrates acabar com o insucesso escolar. Baixou-se a fasquia. Reduziu-se a exigência. Piorou-se a qualidade do ensino. Até se perseguiu os professores...

Agora, aconteceu o que mais se temia. Segundo o Público, 27% dos "caloiros" da Universidade falha na resposta à pergunta "quanto é um meio mais um meio?"

Os professores do ensino superior deparam-se, cada vez mais, com alunos “sem hábitos de trabalho e sem espírito de sacrifício”, o que consideram ser fruto da “cultura de facilitismo” que tem vindo a ser posta em prática.

E o problema não se verifica unicamente na Matemática. Também o é no Português, uma vez que os jovens têm cada vez mais problemas na interpretação de textos, o que, a partir daqui, se expande por todas as demais disciplinas.

Falta a cultura do incentivo à leitura. Falta a cultura da exigência e do rigor. O Governo entende que se deve deixar passar os alunos "porque sim" e esquece-se que, devagarinho, está a hipotecar o futuro de uma geração. Os próprios jovens admitem que o ensino está a tornar-se demasiado fácil.

Talvez seja este o momento de abrirmos os olhos para o problema. Porque um dia poderá ser tarde demais...

Sem comentários:

Enviar um comentário