sexta-feira, 17 de junho de 2011

nobre polémica III

Queres ter assunto de conversa? Toma lá um enlatado: Fala do Nobre. Nobre para aqui, Nobre para acolá... Eu acho que sim. Eu acho que não.

Quem não foi convidado para o lugar de Presidente da AR está hoje todo enxofrado. Pensam eles: "Como é possível gastar-se tanto tempo da vida nas guerrinhas partidárias, a tramar este e aquele, a falar mal do companheiro de partido, a conspirar contra uns e outros, a fazer aqueles habituais truques de secretaria... e depois nem nos convidam para presidente da AR ou sequer para cabeça-de-lista nas eleições? Ainda por cima um médico presidente de uma ONG, que andou pelo mundo a tratar de pessoas e nunca quis saber de política para nada."

Pois é. Para os aparelhistas do costume, para aqueles cujas caras vemos na política desde o 25 de Abril, para aqueles que estão há não sei quantos anos a viver da política, isto é difícil de entender. Mas parece que com Pedro Passos Coelho as coisas estão a ser diferentes daquilo a que os políticos nos foram habituando. É que ele tem de "gramar" com muitos "aparelhistas", mas também não se coíbe de convidar gente de fora, "opinion makers" e pessoas competentes da sociedade civil, quando acha que é preciso. Senão vejamos a escolha dos seus vice-presidentes, de que Manuel Luís Rodrigues é exemplo. E um óptimo exemplo, diga-se de passagem!

Que Fernando Nobre não é político, é verdade! Que não tem experiência nestas lides nem jeitinho nenhum para falar, é verdade! Que o processo foi mal gerido e que não se deveria ter lançado logo o nome dele para presidente da AR mas apenas para cabeça-de-lista, é verdade! Que o senhor devia ter ficado calado quando disse que afinal só queria ser presidente da AR, também é verdade!

Mas afinal então não era isso que a opinião pública andava toda a pedir há não sei quanto tempo? Não queriam gente de fora da política? Não queriam renovação...? E já agora, a pergunta que se coloca: se o senhor podia ser candidato à Presidência da República por que razão não pode agora sê-lo para a presidência da AR?

Tivesse eu o estatuto de Eduardo Catroga e dizia-vos... Mas é a "silly season".

Sem comentários:

Enviar um comentário